terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tire suas dúvidas sobre Filtro Solar

O uso de protetor solar todos os dias do ano, segundo especialistas, ainda não é um hábito entre os brasileiros. Muita gente, aliás, só se lembra da existência desse produto no verão. Resultado: ainda há uma enxurrada de dúvidas sobre como e quando aplicá-lo na pele, quais as diferenças entre as versões disponíveis nas prateleiras e que benefícios reais oferecem para a beleza e a saúde.

Para que uma dúvida dessas, não acabe de alguma forma prejudicando sua pele no futuro, algumas dermatologistas  esclarecem  algumas questões  sobre o assunto.


 Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
Segundo a dermatologista Bertha Tamura, bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.

 O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto. Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.

 É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?
"De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%", explica Carla Albuquerque, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB?
"Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD", explica Carla. O fator FPS está relacionado somente à proteção contra os raios UVB. No entanto, ainda não há consenso para classificar e denominar a proteção contra o UVA. O mais prático, segundo os médicos, é procurar nas embalagens a seguinte frase "proteção solar máxima UVA/UVB".

Até porque já se sabe que os dois tipos de radiação solar ultravioleta estão relacionados ao aparecimento do câncer de pele. Além disso, o UVA, que até então os especialistas consideravam inofensivo, também é capaz de atingir as estruturas que proporcionam elasticidade à pele e favorecer o aparecimento de manchas e rugas.

  E, para proteger lábios e cabelos, quais produtos deve-se  usar?
Os batons de boa qualidade, normalmente, já possuem fator de proteção solar. Por outro lado, o FPS não passa de 8. "Para quem tem a pele muito clara ou freqüenta constantemente a praia, isso não é suficiente. Existem produtos específicos que proporcionam maior proteção", alerta Bertha. Já para as madeixas, a preocupação é muito mais estética. Nesses casos, há uma imensidão de produtos, entre eles xampus, condicionadores e sprays, oferecidos nas prateleiras de mercados e farmácias. O importante, segundo Bertha, é usar chapéu e, no caso de calvície, protetor solar para proteger o couro cabeludo.

Quanto tempo antes da exposição ao sol deve-se  aplicar o protetor?
"A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar", explica Carla Albuquerque.

É realmente necessário usar o filtro solar todos os dias, mesmo durante o inverno ou períodos chuvosos?
"Assim como a pasta de dente e o fio dental, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza", aconselha a dermatologista Paula Bellotti. E, se você lançar mão daquela desculpa clássica de que vive correndo e não tem tempo para criar mais esse hábito, a médica dá uma dica: "Deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudá-la a ter disciplina. Quando estiver mais velha vai lembrar desse conselho e perceber que valeu a pena", garante. Segundo as especialistas, a proteção da pele deve ser feita diariamente, mesmo quando não há sinal de sol. "A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano e mesmo nos dias nublados e chuvosos", explica Carla Albuquerque.

Se eu não estiver exposto diretamente ao sol, mesmo assim devo passar o protetor por todo o corpo ou somente nas áreas que ficam descobertas?
"No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol: rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos", recomenda a dermatologista Paula Belotti.

 O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia?
Não basta espalhar o protetor apenas antes de sair de casa. Carla Albuquerque indica mais dois momentos do dia que devem ser destinados a essa rotina: antes do horário de almoço e no meio da tarde.
Alguns produtos são vendidos como "à prova d'água". Eles realmente não saem em contato com a água?
"Esses produtos têm maior fixação à pele, mas não podemos afirmar que não saem na água. Para mergulhos prolongados ou transpiração excessiva, faz-se necessária a reaplicação do produto", afirma Carla Albuquerque.

 Como saber que estou passando a quantidade suficiente de protetor solar?
"A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado". Essa definição é bem exata, mas pouco prática, não é mesmo? Se você não entendeu nada, calma, a dermatologista Carla Albuquerque traduz essa medida:
- Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
- Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
- Braços: 1 colher de sopa para ambos;
- Pernas: 1 colher de sopa para ambas.
* medidas válidas para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg.

Além do filtro solar, é preciso alguma proteção extra sobre tatuagens?
Segundo a dermatologista Paula Bellotti, o sol é o inimigo número um de quem tem tatuagens, porque pode desbotá-las. "O ideal é procurar um especialista para indicar o melhor produto". Normalmente, só o protetor - o mesmo usado no resto do corpo - é suficiente.

Quais são os produtos indicados para quem tem a pele oleosa e para quem tem a pele muito seca?
Preste atenção nas embalagens e, sempre que possível, busque orientação médica antes de comprar o protetor. Em geral, para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a cútis ressecada deve optar por loções mais cremosas.

 É verdade que o uso do filtro solar favorece o aparecimento de acne?
Todos os dermatologistas ouvidos foram categóricos em responder que "não", desde que o filtro seja adequado para o tipo de pele, no caso a oleosa. "Após a exposição solar, a acne apresentar um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os protetores à base de gel ou oil free", explica Paula Bellotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!