quinta-feira, 14 de abril de 2011

Imunidade: quais alimentos melhoram e pioram o sistema imunológico?

A defesa sempre é o melhor ataque. Se você fica doente com muita facilidade, CUIDADO! As chances de sua imunidade estar baixa são grandes. Gripes frequentes, resfriados, infecções parasitárias recorrentes e pequenas infecções que se tornam mais sérias não são algo normal, não: são sintomas de um sistema imunológico fraco. Os sintomas mais graves podem ser febre, calafrios, náuseas, vômito, diarreia e cansaço.
A alimentação desempenha papel muito importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa.
Estamos no outono, e o inverno em breve baterá à porta. O inverno é a estação do ano em que ficamos mais suscetíveis a infecções respiratórias. Esse é um bom motivo para aprendermos um pouco mais sobre os alimentos para fortalecer mais os soldados do seu sistema imunológico.





O QUE PODE BAIXAR SUA IMUNIDADE?



• Dietas ricas em açúcares, principalmente o refinado, pois interferem na capacidade das células brancas do sangue (defesa) de destruir as bactérias;


• O consumo de álcool interfere em várias respostas imunológicas, sendo que isso pode estar ligado a certas infecções e até algumas formas de câncer;


• O consumo de gorduras em excesso reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Mas alguns tipos de gorduras são benéficos, como é o exemplo do azeite de oliva;


• Magreza (baixo peso) e obesidade (excesso de peso) estão associadas a um sistema imunológico debilitado. A obesidade aumenta o risco de infecções. Dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas;


• Exercícios físicos regulares fortalecem o sistema imunológico, aumentando a atividade das células protetoras. Entretanto, exercícios muito intensos e prolongados podem em curto prazo aumentar o risco de infecções;

• O estresse pode debilitar nossas defesas, aumentando as chances de infecções. Controlar o estresse é fundamental.



ALIMENTOS QUE TURBINAM A SUA IMUNIDADE:



Vitamina C



Vitamina C
Aumenta a produção das células de defesa, que têm efeito direto sobre as bactérias e vírus, aumentando assim a sua resistência a infecções. Goiaba, pitanga, agrião, caju, espinafre, fruta-do-conde, melão, frutas cítricas (kiwi, limão, acerola, bergamota, laranja, abacaxi), couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo. Condimentos: açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa e tomilho.
Vitamina E



Vitamina E
Atua em conjunto com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante (o que retarda o envelhecimento). Germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, abacate, gema de ovo, vegetais folhosos (rúcula, couve, folha de brócolis, folhas de beterraba), cenoura e chuchu. Condimentos: açafrão, louro, manjericão, manjerona, orégano e pimenta.
Vitamina A



Vitamina A


Tem ação anti-inflamatória.
Cenoura, abóbora, fígado, espinafre cozido, melão, brócolis, mamão, manga, aspargo, pêssego, beterraba, alho, alho-poró, broto de bambu, lentilha, melancia, banana, caqui, gema de ovo, damasco, cereja. Condimentos: alecrim, chili, coentro, cravo-da-índia, louro, manjericão, manjerona, pimenta e sálvia.
Vitamina B6



Vitamina B6
Aumenta a imunidade geral do organismo. Tem ação protetora contra o câncer e ajuda a controlar alguns tipos de diabetes. Levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, cenoura, abacate, melão, vísceras, peixe, frango, gema de ovo, nozes. Condimentos: alho, cebola, chili, coentro, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia.
Selênio



Selênio (Se)
Antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e anti-inflamatório. Frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho, cereais integrais (aveia, quinoa), cogumelo, levedo de cerveja, castanha-do-pará, ovos caipiras. Condimentos: alho, coentro, gengibre e salsa.
Zinco



Zinco (Zn)
Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Aveia, ostra, leite, gema, frutos do mar, espinafre, semente de girassol, cogumelo. Condimentos: cominho, gengibre, manjericão e papoula.





Se você pensa que garantir o bom funcionamento do sistema imunológico é complicado, se engana. É muito mais fácil do que se imagina. Basta uma alimentação balanceada, já que os alimentos contêm substâncias bioativas que podem estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência às bactérias e aos vírus.

Inclua os alimentos sugeridos na tabela e mantenha uma alimentação variada. Outra boa sugestão é um prato bem colorido; quanto mais colorido, maior é a diversidade de vitaminas e minerais. E não utilize essas informações só no inverno ou quando estiver doente; mantenha os seus soldados da linha de frente sempre turbinados. E não se esqueça: A DEFESA É SEMPRE O MELHOR ATAQUE!

Fonte:  Idmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!