quarta-feira, 18 de maio de 2011

Diferentes doses de café ajudam a prevenir doenças.


O café está em alta! Prova disso são os diversos estudos relacionando os benefícios da bebida com a saúde  pelo jornal britânico Daily Mail.
Segunda bebida mais consumida em todo o mundo, perdendo espaço apenas para a água, o café pode colocar a saúde em risco pelo excesso de cafeína, mas também pode ajudar no combate de doenças como câncer e demência. 
Tudo vai da quantidade de café ingerida diariamente.










Uma xícara:

Um estudo grego com 485 pessoas entre 65 e 100 anos mostrou que ingerir uma única xícara de café por dia pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, porque as artérias ficam mais saudáveis. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes do café aumentem a produção de óxido nítrico, um composto encontrado naturalmente no corpo e que ajuda a relaxar as paredes das artérias, diminuindo a pressão arterial.

Uma única xícara de café por dia pode ainda melhorar o funcionamento cerebral. Cientistas da Bristol University, na Inglaterra, estudaram 600 pessoas e descobriram que os que ingeriam café regularmente se saíram melhores em testes do que aqueles que não consumiam a bebida ou preferiam a versão descafeinada. "A cafeína faz com que mais açúcar chegue ao cérebro, dando energia extra ao órgão e proporcionando um aumento temporário da capacidade cognitiva", explicou Sarah Schenker, nutróloga.
Pessoas sensíveis à cafeína, mesmo com uma única xícara de café podem demorar para pegar no sono, pois a substância leva oito horas para ser totalmente eliminada do organismo.


Duas xícaras:

Segundo cientistas da Universidade da Flórida, essa quantidade ajuda a manter o Alzheimer longe. O estudo ainda não foi realizado em humanos, mas as descobertas sugeriram que cerca de 200mg de cafeína - ou duas xícaras de café - por dia ajudam a prevenir o surgimento de algumas proteínas cerebrais conectadas à perda de memória ligada à doença e à demência.

Duas xícaras de café meia hora antes dos exercícios físicos também melhoram a performance dos atletas, disse um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine. Todavia, gestantes devem limitar a ingestão de café a apenas duas xícaras porque a cafeína ajuda a elevar hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol, que podem aumentar as chances de aborto.


Três xícaras:

Em 2008, o periódico médico American Medical Journal Cancer informou que três xícaras de café por dia são suficientes para reduzir em até 1/5 os riscos de desenvolver câncer de ovário, especialmente em mulheres que nunca tomaram pílula anticoncepcional. E outra pesquisa, divulgada no Journal of American Medical Association, sugeriu que homens que ingerem esta quantidade de café teriam 40% menos chances de ter pedras na vesícula.

Em 2006, outro estudo norte-americano destacou que mais de três xícaras de café por dia poderiam aumentar a chance de ter um ataque cardíaco, por causa do aumento de cafeína, que faz o coração bater mais rápido e aumenta a pressão arterial.
Esta mesma quantidade de café, segundo pesquisadores da Lund University, de Estocolmo, seria capaz de reduzir o tamanho das mamas de algumas mulheres. O efeito da cafeína no estrogênio seria o responsável pela redução das medidas.


Quatro xícaras:

Por ser rico em polifenóis, um tipo de antioxidante, o café é ligado à prevenção de cânceres. E esta seria a quantidade ideal para providenciar os benefícios destes nutrientes no organismo. Cientistas da Universidade de Utah descobriu que pessoas que bebem quatro xícaras de café por dia tem 39% menos chances de ter câncer na boca e na laringe. Outros estudos propuseram que esta dose de café previne cânceres de próstata, mama, colo e reto e diabetes tipo 2.

Como efeito colateral, pessoas que ingerem essa quantidade de café têm duas vezes mais chances de desenvolver artrite reumatoide porque a cafeína pode aumentar compostos do corpo que levam à inflamação das juntas.


Cinco xícaras:

No Centro Nacional do Câncer de Tóquio (Japão), cientistas analisaram 90 mil pessoas de meia idade por dez anos e descobriram que esta quantidade de café por dia pode reduzir em 3/4 o risco de danos renais. Os antioxidantes da bebida seriam os responsáveis pelo efeito protetor.

Muitas outras pesquisas contestaram os japoneses, dizendo que cinco xícaras de café pode colaborar com o surgimento de osteoporose, visto que a cafeína interfere na absorção de cálcio pelo organismo. Entretanto, a Sociedade Nacional de Osteoporose norte-americana destacou que não há evidências conclusivas de que o café possa prejudicar os ossos, mas avisou que cinco xícaras de café - e mais nenhuma - seriam consideradas uma dose segura.


Seis xícaras ou mais:

Depois de analisar 90 mil mulheres, cientista das Wayne State University, nos Estados Unidos, destacaram que seis ou mais xícaras de café por dia podem reduzir em 31% as chances de ter câncer de pele. Ao mesmo tempo, há quem diga que esta dose poderia causar desidratação, aumentar os hormônios do estresse, irritar o intestino e causar problemas cardiovasculares.

Outro estudo, da Universidade de Harvard, acompanhou quase 50 mil homens e constatou que aqueles que bebem seis xícaras ou mais de café reduzem em 20% as chances de desenvolver tumores malignos de próstata. Esse número aumenta para 60% quando comparados aos homens que não ingerem a bebida - e o café descafeinado também mostrou-se efetivo.




Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!