terça-feira, 30 de agosto de 2011

Personalidade pode ser segredo de emagrecimento!






Esqueça a contagem de calorias ou o tipo sanguíneo. Segundo o neurocientista inglês Daniel Amen, o segredo para perder os indesejáveis quilinhos é prestar atenção na própria personalidade e saber reconhecer suas fraquezas, segundo divulgou o jornal britânico Daily Mail.
De acordo com o profissional, muitas das pessoas que estão acima do peso jamais vão conseguir emagrecer porque não são geneticamente capazes de seguir planos de dieta. Então, ao invés de passar horas malhando e contando calorias, deveriam fazer atividades de autoconhecimento para identificar suas fraquezas e trabalhá-las sobre o que as fazem comer.
Amen, que acabou de publicar um livro nos EUA, definiu cinco categorias de comilões após observar os padrões cerebrais de seus pacientes em sobrepeso: compulsivos, impulsivos, compulsivo-impulsivos, tristes ou emocionais e ansiosos. O neurocientista declarou que cada grupo deve evitar alguns alimentos específicos e ingerir mais de outros para conseguirem perder peso.
Os compulsivos, disse o profissional, "tendem a pensar constantemente em comida". Para eles, dietas da proteína são inúteis porque o foco de pensamento está na grande quantidade de alimentos e, por isso, o neurocientista propôs que se alimentassem de carboidratos complexos, que ajudam o organismo a produzir mais serotonina, melhorando o humor. Todavia, carboidratos são terríveis para os impulsivos, porque eles perdem o controle facilmente e devem comer alimentos como aveia e frango, que aumentam a dopamina e a concentração.
Os compulsivos-impulsivos precisam focar nos exercícios e os emotivos, consumir mais ômega 3, para acalmar o corpo e reduzir inflamações, segundo Amen. Os ansiosos, que usam a comida para reduzir medo, tensão e nervosismo, devem evitar álcool e cafeína e preferir glutaminas que estão presentes nas nozes, no brócolis e nas lentilhas.
As recomendações do neurocientista foram recebidas com ceticismo por muitos profissionais, que temem que ao ler o livro, obesos usem a personalidade como uma desculpa para não conseguirem emagrecer. A nutricionista Evelyn Toner disse concordar que os problemas de peso têm ligação com a personalidade, "mas para emagrecer é preciso mudar os hábitos e o comportamento, não apenas substituir os alimentos". 

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!