segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mulheres sofrem 7,5 vezes mais da síndrome do coração partido.


O fim de um romance ou a morte de um ente querido pode levar à "síndrome do coração partido", que consiste em sintomas parecidos com os de um infarto. 
E as mulheres são 7,5 vezes mais propensas a apresentar o problema, segundo uma pesquisa apresentada no congresso da Associação Americana do Coração, na Flórida, Estados Unidos.




O especialista em coração Abhishek Deshmukh, da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, decidiu estudar o fenômeno depois de constatar que havia tratado mais pessoas do sexo feminino com a síndrome. 
Os registros de mil hospitais revelaram 6229 casos em 2007, sendo apenas 671 em homens.
O incômodo causado por um trauma emocional é três vezes mais comum em mulheres com mais de 55. Mas as com menos idade têm 9,5 vezes mais chances de sofrê-lo em comparação com os homens da mesma faixa etária. 
Não se sabe o motivo de elas serem mais vulneráveis, mas os hormônios sexuais podem ser uma explicação, ou o corpo dos homens talvez lide melhor com o estresse.
Os médicos dizem que o choque da perda de alguém, por exemplo, desencadeia uma onda de adrenalina e outros hormônios do estresse, que sobrecarregam o coração e atrapalha o seu funcionamento. Testes mostram alterações no ritmo cardíaco e a presença de substâncias típicas de um ataque, mas não há obstrução das artérias. A maioria dos pacientes se recupera sem danos permanentes, mas 1% dos casos leva à morte. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!