quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Em oito passos, ofereça ao seu cabelo o tratamento que ele merece!


Quem não quer que seus cabelos fiquem bonitos, brilhantes e com vida? Lisos, ondulados ou crespos, curtos ou compridos, quando bem tratados, eles emolduram o rosto, valorizando a beleza de cada mulher. Abaixo, o químico Angel Lizárraga, diretor da Associação Brasileira de Cosméticos, ensina alguns procedimentos que prometem deixar seus cabelos sedosos, com balanço e macios. 



Primeiro passo:
Identifique o seu tipo de cabelo - se for o caso, peça ajuda para seu cabeleireiro. Quem tem cabelo oleoso e tingido, por exemplo, precisa decidir entre uma das duas categorias na hora de escolher os produtos que pretende usar.

-Normal (macio e com brilho natural): como não apresenta excesso ou falta de oleosidade, basta lavar com um shampoo específico para manter o equilíbrio natural;
- Oleoso (pesado, com aspecto gorduroso): lave diariamente com um xampu que remova o excesso de gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo;
- Seco (opaco e poroso): utilize shampoo de ação hidratante, umectante e emoliente;
- Misto (raiz oleosa e pontas secas): pede shampoo específico, além der óleos, cremes e reparadores nas pontas;
- Tingido: para se fixar nos fios, a tintura muda a estrutura do cabelo por meio de substâncias agressivas (como a amônia e certos oxidantes) e deixa a camada externa, conhecida por cutícula, fragilizada. Com o tempo, os pigmentos desprendem-se do fio e o cabelo fica desbotado. Os shampoos próprios para cabelos tingidos ajudam a fixar o pigmento no fio.

Segundo Passo:

Escolha o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo. "Se uma pessoa tiver cabelos secos e usar shampoo para cabelos oleosos, eles podem ficar mais ressecados ainda", explica o químico Angel.


Terceiro Passo:
Varie o shampoo que você usa. O uso diário do mesmo produto pode deixar o cabelo viciado. Além disso, o uso contínuo de um shampoo específico (como anticaspa ou antiqueda) pode provocar o ressecamento do fio. Por isso, procure alternar os shampoos ao menos uma vez por semana.




Quarto Passo:
Inclua o uso do shampoo anti-resíduos na sua rotina. Ele faz uma limpeza profunda e deixa seus cabelos prontos para receber os ativos de seu xampu habitual, como se fosse a primeira vez.



Quinto Passo:
Evite usar os produtos conhecidos por 2 em 1, já que o shampoo tem uma função e o condicionador tem outra.  



Sexto Passo:
Ajuste a temperatura do chuveiro para o morno ou frio. A água quente remove excessivamente a oleosidade do couro cabeludo, podendo provocar um ressecamento excessivo e descamação. 



Sétimo Passo:
Finalmente, na hora da lavagem, umedeça o cabelo antes e aplicar o shampoo. Massageie suavemente o couro cabeludo, sem usar as unhas. Enxágue e reaplique (a necessidade de reaplicação do shampoo depende do nível de impregnação de resíduos ou da oleosidade do cabelo). Enxágue novamente até retirar totalmente o shampoo e finalize com um condicionador para fechar as cutículas e facilitar o pentear (e nunca aplique o condicionador na raiz do cabelo).


Oitavo Passo:
Nos casos de cabelos ressecados ou muito volumosos, use uma máscara leave-in. Ela promove uma nova cobertura do fio, reduzindo o volume e a perda de hidratação causada pela poluição e pelas químicas. Alguns desses produtos oferecem, além do condicionamento, uma propriedade de fixação que permite modelar o penteado com mais facilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!