quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Gelatina, fonte de benefícios à saúde.

De várias cores e sabores, com frutas ou sem, a gelatina é uma sobremesa refrescante e saborosa, que traz benefícios à saúde e ao bem-estar de quem a consome. Mas, o que muitos não sabem é que ela tem funções distintas.
A gelatina é 100% natural, proveniente do colágeno e facilmente absorvida pelo organismo, além de auxiliar no reforço do tecido conjuntivo, dar firmeza às unhas, brilho ao cabelo e melhorar o equilíbrio hídrico da pele. Ela tem baixo valor calórico, não é alergênica, não possui carboidratos, gorduras e nem colesterol.
A proteína pode ser consumida de diversas formas: misturada em pó com açúcar, corantes e aromas para o preparo das tradicionais sobremesas; como ingrediente em barras proteicas e em shakes proteicos; diluída em sucos, leite ou em outras bebidas, para a obtenção do aporte proteico; ou adicionada em outros produtos como doces de corte, cookies e até mesmo em chocolates. 



Colágeno
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, sendo responsável pela estrutura dos tecidos, desde cartilagens, tendões e músculos até as paredes dos vasos sanguíneos. Ele é responsável por cerca de 30% do total de toda a proteína do organismo, e, a partir dos 30 anos, sua produção começa desacelerar.
Quando há essa redução, a pele fica mais flácida, fina e seca, contribuindo para que as rugas apareçam com mais facilidade, as articulações e ossos fiquem mais frágeis, as unhas e cabelos se tornem mais enfraquecidos e que os cortes demorem mais para cicatrizar. Quando se trata do público feminino, essa diminuição é mais acentuada ao atingir a menopausa.
A sobremesa de gelatina é uma das fontes mais conhecidas de colágeno, mas por conter adoçantes, corantes artificiais e conservantes, a quantidade da proteína não é suficiente para suprir as necessidades do organismo. Por conta disso, recomenda-se o colágeno hidrolisado, que é produzido a partir de um processo denominado hidrólise controlada da proteína, que deixa seus fragmentos menores para melhor absorção do corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!